Dicas de Auto-Reparo
PREZADO CLIENTE!
1. ABRO A TORNEIRA OU PRESSIONO A VÁLVULA ... E NÃO SAI ÁGUA OU SAI POUCA ÁGUA:
Motivo 1: falta de água na entrada do aparelho:
a. Ação: verificar falta de água na caixa ou na rede da rua.
b. Ação: verificar excesso de impureza na rede a ponto de bloquear ou estrangular a passagem da água.
Motivo 2: registro geral ou exclusivo fechados ou semi-abertos:
a. Ação: abrir registros.
Motivo 3: mangueira de alimentação dobrada:
a. Ação: refazer a instalação evitando curvas acentuadas na mangueira.
Motivo 4: água congelou dentro do reservatório:
a. Ação: verificar compressor funcionando ininterruptamente e excessivamente quente.
b. Ação: desligar o aparelho da tomada e aguardar 24 horas para religar.
c. Ação: passadas as 24 horas verificar se ocorreu a normalização do fluxo de água, e após 1 hora verificar se o compressor desligou e se a água está gelada.
d. Ação: solicitar assistência técnica.
Motivo 5: filtro do aparelho com fluxo obstruido:
a. Ação: verificar a data de validade do filtro na sua etiqueta adesivada.
b. Ação: se vencido o prazo, substituir o filtro.
c. Ação: se não vencido o prazo, solicitar assistência técnica.
Motivo 6: entrada de ar na tubulação que alimenta o ponto de água de instalação do aparelho:
a. Ação: solicitar assistência de bombeiro profissional terceirizado para retirada do ar contido na tubulação do imóvel.
2. ABRO A TORNEIRA OU PRESSIONO A VÁLVULA ... E SAI ÁGUA COM MUITA PRESSÃO:
Motivo 1: falta de regulagem do fluxo de saída da válvula:
a. Ação: regular o fluxo sob orientação do manual de instruções do aparelho.
Motivo 2: excesso de pressão da água na entrada do aparelho:
a. Ação: instalar válvula reguladora de pressao conforme orientação do manual de instruções do aparelho.
3. ABRO A TORNEIRA OU PRESSIONO A VÁLVULA ... E O PRIMEIRO JATO DE ÁGUA SAI INICIALMENTE COM MUITA PRESSÃO E EM SEGUIDA COM POUCA PRESSÃO:
Motivo 1: registro geral ou exclusivo semi-abertos:
a. Ação: abrir registros.
b. Ação: regular o fluxo sob orientação do manual de instruções do aparelho.
Motivo 2: aparelho conectado diretamente na rede da rua:
a. Ação: instalar válvula reguladora de pressão conforme orientação do manual do aparelho.
b. Ação: regular o fluxo sob orientação do manual de instruções do aparelho.
Motivo 3: entrada de ar na tubulação que alimenta o ponto de água de instalação do aparelho:
a. Ação: solicitar assistência de bombeiro profissional para retirada do ar.
4. Abro a torneira ou pressiono a válvula ... e continua saindo água mesmo depois de soltar o botão da válvula:
Motivo 1: rompimento interno do filtro por excesso de pressão da água na alimentação do aparelho, com extravasamento de partículas de carvão, e que se alojaram na linha de saída ou mecanismo interno da torneira ou da válvula:
a. Ação: solicitar assistência técnica.
5. ABRO A TORNEIRA OU PRESSIONO A VÁLVULA ... E SAI ÁGUA COM FLUXO NORMAL, MAS COM TEMPERATURA "QUENTE" OU NÃO RESFRIA SUFICIENTEMENTE:
Motivo 1: o compressor não funciona por falta de energia elétrica:
a. Ação: verificar a tomada elétrica.
b. Ação: verificar o disjuntor no quadro de energia do imóvel.
c. Ação: verificar danos no cordão elétrico.
d. Ação: aguardar o retorno da energia.
Motivo 2: o compressor funciona ininterruptamente mas a água servida está “quente”, porque o aparelho ou a tubulação de alimentação do aparelho está diretamente exposta ao sol:
a. Ação: verificar a temperatura da água servida às 6horas da manhã está gelada.
b. Ação: se a 1a ação tiver sido positiva, efetuar teste de acompanhamento do n. de copos normalmente servidos por hora e comparar com a capacidade de refrigeração do aparelho, conforme o manual de instruções do aparelho.
Motivo 3: o compressor funciona ininterruptamente mas a água servida está quente por falta de gás no sistema interno de refrigeração:
a. Ação: solicitar assistência técnica.
6. O APARELHO ESTÁ “DANDO CHOQUE
Motivo 1: cordão elétrico de alimentação do aparelho danificado / descascado:
a. Substituir o cordão elétrico.
Motivo 2: falta de pino “terra” na tomada da parede:
a. Ação: instalar tomada com conexão “terra” conforme orientação prevista no manual de instruções.
b. Ação: solicitar assistência técnica.
7. ÁGUA VAZA DE DENTRO DO APARELHO:
Motivo 1: conexão do filtro mal encaixada:
a. Ação: veja no Manual de Instruções a orientação sobre a troca de filtros, e siga as instruções de reposição da mangueira no encaixe do filtro.
b. Ação: solicitar assistência técnica.